Espaço na plataforma Android com os celulares mais recentes não é um problema, pois a grande parte dos dispositivos vem com 16 GB ou mais e ainda conta com slot para cartão de memória, mas existem muitos que vivem outra realidade, com celulares que possuem pouca memória e ainda por cima não tem slot para cartão SD, e isso trás um enorme problema, então trago a vocês 3 métodos que são bastante eficientes para liberar espaço no Android.

Como liberar espaço no Android?

Para liberar espaço no Android existe uma infinidade de aplicativos que prometem isso, mas na realidade fazem ao contrário, então conheça alguns métodos que existem no próprio dispositivo e um aplicativo que é realmente eficiente quando se trata de liberar espaço.

  1. Apagar os dados em cache: Dados em cache é onde fica armazenados dados pré carregados de diversos aplicativos que tem função de ao abir determinado aplicativo fazer com que já venha carregado diversos arquivos, e os dados em cache acaba ocupando muito espaço, então se quer liberar espaço essa é uma ótima dica.
    Para encontrar essa opção basta ir em “Configurações>Armazenamento>Dados em Cache”, ao clicar em “Dados em cache” irá aparecer uma mensagem e a opção de selecionar “OK”, selecione ela e pronto seu cache está limpo. (Recomendo fazer esse procedimento pelo menos 1 vez por semana)
    Como liberar espaço no Android
  2. Apagar Thumbnails ou Miniaturas: As miniaturas são arquivos de fotos pré carregados, para por exemplo quando acessar a galeria todas as fotos de capas estejam pré carregadas, elas com o tempo acaba ocupando um espaço muito grande então surge a necessidade de apaga-las, para realizar esse processo irá precisar de um gerenciador de arquivos, baixe o Es File Explorer no fim dessa postagem.
    Abra o aplicativo “Es File Explorer” e logo no inicio procure pela opção “Cleaner” ou “Limpar” e selecione, após isso ele irá fazer uma varredura e te dar uma série de opções para apagar, selecione apenas as “Thumbnails – Miniaturas”, e aperte em limpar agora.
  3. Apagar arquivos desnecessários para o WhatsApp: É necessário muita atenção ao realizar esse passo ele só pode ser feito em alguns dispositivos por que nem todos são assim, com o gerenciador de arquivos entre na pasta do WhatsApp>Database, nessa parte você irá olhar os arquivos tem que ter exatamente igual, se não tiver não realize o método pois poderá perder as conversas.
    Vai conter vários arquivos com o nome “Msgstore.db.crypt12”, muitos desses arquivos tem uma data no nome, se no seu dispositivo conter esses msgstore com a data logo depois e também somente o “Msgstore.db.crypt12” e também que esteja com a data de modificação do dia atual, você irá poder selecionar todos os msgstore com data e apaga-los, mas não apague o “Msgstore.db.crypt12”, apenas os com datas, se não tiver entendido veja o vídeo abaixo:

Es File Explorer – 8,8 MB