Vírus é uma palavra que ao ser dita já traz uma grande preocupação, no computador o vírus é capaz de fazer inúmeras coisas, como até mesmo estraga-lo, como todo sistema operacional, os dispositivos móveis também não fogem dessa praga chamada vírus.

Mas o que muitos não sabem é que existe uma gigantesca diferença entre um vírus de computador e um de celular, por exemplo no Android. No computador não é necessário instalar algo para ele começar a ser executado, logo os vírus começam a executar automaticamente e surge a necessidade do antivírus, mas e no celular como funciona?

Virus no android

Vírus no Android como funciona? 

No Android o vírus funciona bem diferente, o sistema possui uma forma de segurança que inibe isso, qualquer coisa que pegue os dados, faça alterações e entre outras coisas, precisa ser instalado no Smartphone e ainda precisar receber as permissões necessárias, então o que isso quer dizer?

Isso diz que para se ter um vírus no Android é preciso instalar um aplicativo com vírus e ainda fornecer permissões pra eles que muitas vezes exigem permissões root, se você baixa aplicativos apenas da Play Store o risco de se ter um vírus é nulo, se você baixa apks da internet o risco sobe um pouco mas ainda sim é quase zero, basta que tenha uma certa atenção e baixe de locais confiáveis.

Então pode relaxar e entrar em quais sites quiser, você está livre de qualquer risco de um vírus. Se ver propagandas dizendo que seu celular está com vírus ou infectado, não ligue, são apenas propagandas para que baixe outros aplicativos, grande parte delas ao clicar te leva para Play Store, e muitas dessas para baixar antivírus, meio irônico não?

Qual o melhor antivírus para o Android? Devo ter ou não algum instalado?

Bom o melhor antivírus para Android é você mesmo, não tem necessidade de se ter um antivírus no Android se você baixa aplicativos somente da Play Store, mesmo que baixe fora, também não tem necessidade se você tem a certeza que é confiável.

Se você deve ter algum antivírus instalado? Sinceramente a resposta é não, esses aplicativos são muito pesados, além de ficarem rodando em segundo plano ainda consomem muita memória ram ocasionando travamentos e lentidão nos Smartphones.

“Ah mas o antivírus tem uma ótima função de otimizador, e ainda limpa a memória!” Bom para isso existe um método para limpar a memória do celular através do cache muito simples. E se não tiver a opção poderá ainda utilizar um programa leve que faz toda essa função ainda limpa aplicativos que rodam em segundo plano, o Ccleaner que o download se encontra no final do post.

Mas lembre-se se tiver instalado um aplicativo estranho, e que esteja desconfiado, desinstale ou baixe um antivírus e verifique se está tudo certo com aquele app.

Vídeo tutorial:

Ccleaner – 4 MB

DEIXE UMA RESPOSTA