Quem possui um dispositivo da plataforma Android com certeza já ouviu falar nada palavra root, mas muitos não faz nem ideia do que se trata, e nessa postagem irá explicar tudo do que se trata até as vantagens e desvantagens.

O que é root?

Toda explicação que vai ser apresentada aqui, vai ser em uma linguagem mais formal para o fácil entendimento.

Bom o seu celular por padrão da para mexer nas configurações, instalar aplicativos, baixar arquivos e tantas outras funções básicas, mas existe uma parte dele que tem o acesso restrito ao usuário comum, que é a parte do sistema, e é ai que ta todo o segredo do root, o root basicamente vai liberar essa parte do sistema para ser acessada pelo usuário, e com isso você poderá usar diversos aplicativos que utilizam do root e precisam de ter acesso ao sistema para funcionar corretamente.

Então basicamente o root vai te dar acesso total ao seu dispositivo possibilitando fazer inúmeras alterações e realizar funções novas.

Vantagens e Desvantagens?

Bom as vantagens são muitas, você terá total liberdade para modificar seu celular como quiser, poderá deixar com a aparência totalmente ao seu gosto, e ainda desfrutar de aplicativos que realizam funções fantásticas, como aplicativos que removem pessoas do wifi, aplicativos que modificam jogos e tantos outros que você pode encontrar.

Desvantagens no root são poucas, uma principal é a perca de garantia que ocorre em alguns aparelhos, muitos deixam de fazer por esse motivo. Outro fator é o celular ser mais aberto e correr mais riscos, se você não tiver noção do que está fazendo pode até danificar o celular e torna-lo inutilizável.

Existe riscos? 

Ter root e ser usado da forma corretamente não traz riscos, mas ao realizar o processo de fazer root, tem que ser feito com muita cautela pois qualquer passo errado pode estragar o celular, mas fique tranquilo que sempre tem uma solução para isso.

Para tudo se existe um risco, mas se for usado e feito da forma corretamente você pode ficar tranquilo que nada vai acontecer.

veja o vídeo para tirar mais dúvidas: