Como funciona as baterias atuais
Bom para começar as baterias atuais são bem modernas e feitas de lítio conhecidas como Li-Íon, essas baterias possuem mAh (miliamperes por hora), existem diversos tipos de variações no mAh, quanto maior esse numero maior é a duração da bateria, mas isso vai depender bastante do seu uso, dos aplicativos abertos em 2 plano e tanta outras coisas.

Quanto tempo é a vida útil da bateria?

A vida útil das novas baterias são baseadas em ciclos ou seja em descargas completas, segundo as empresas em média uma bateria de Li-Íon dura cerca de 500 ciclos, ou seja 500 descargas completas, a partir disso a bateria começa a perder sua vida útil e ficar ruim, mas isso não quer dizer que esteja viciada, e sim por que sua vida chegou ao fim.
 

Esperar descarregar totalmente para carregar?

bateria do smartphone vicia?

Nunca espere o celular descarregar totalmente para poder carregar, é recomendado carregar quando estiver em uns 20%, assim a vida útil da bateria aumentara bastante, mas o mais recomendável mesmo é quando ela chegar nos seus 50%.

Muitos dizem que não deve carregar o celular se ele estiver em 90% ou em 80%, isso não passa de uma mentira, você pode carregar o celular sempre que necessário, é recomendável que seja assim.

 

Mexer no celular enquanto carrega e deixar o celular durante a noite carregando

Bom muitos tem essa dúvida, mexer no celular enquanto carrega pode abaixar o desempenho da bateria? Não isso não existe pode fazer isso a vontade, unica coisa que pode acontecer é demorar mais para carregar, pois o celular está sendo usado constantemente e gastando carga.
E deixar o celular a noite carregando? Isso também pode, pois os celulares de hoje e os carregadores possui um sistema que quando o aparelho chega em 100% o carregador para de fornecer energia, tornando assim super seguro, e isso não prejudica de maneira alguma o desempenho da bateria.
 

Afinal a bateria do seu smartphone vicia ou não?

Não a bateria do seu smartphone não vicia, o que pode acontecer é o uso excessivo através de muitos apps e isso acaba causando uma descarga maior, as vezes você não tem nenhum aplicativo aberto e a bateria acaba muito rápido, mas por que? Aplicativos em segundo plano é a resposta, para isso existe um aplicativo responsável por hibernar esses aplicativos para resolver o problema, o Greenify que está disponível para download no final do post.
Se sua bateria continuar ruim depois disso ela pode ter chegado no fim da sua vida útil, ou estar descalibrada, mas uma bateria descalibrada não muda quase nada na duração da bateria, caso precise calibrar precisará de root, logo abaixo você encontrará o download dos aplicativos.
 

Greenify

Calibradores

Vídeo tutorial